ATENÇÃO

ATENÇÃO
Professores, agora o blog está organizado nas páginas no lado esquerdo da tela, mas não deixem de conferir as postagens antigas deste blog, pois existem informações muito úteis nas próximas páginas. É só descer na barra de rolagem e clicar em postagens mais antigas.

SUGESTÕES DE AULAS e ESTRATÉGIAS




Experiência de aula: sugestão para diversificar nossa metodologia - O USO DA TECNOLOGIA
acesse o link:
http://porvir.org/professora-desenvolve-projeto-usa-games-para-estudar-historia/

ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR LEITURA COM JOVENS E ADULTOS
ACESSE O LINK:
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/pratica-adequada-adultos-alfabetizacao-eja-situacoes-didaticas-leitura-escrita-512029.shtml
REVISTA NOVA ESCOLA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA-  PROPOSTAS DO CURSO MECANISMOS DE APOIO DA EFAP

a. escrita de letras de música de que os alunos gostem: eles podem pesquisar a letra e trazê-la para que seja ditada para todos escreverem, por exemplo;
b. leitura de letras de música de que possam gostar: você oferece um trecho da letra e os alunos devem identificá-la e escrever o seu título;
c. lista dos filmes assistidos por eles e de que mais gostam (nesse caso, depois de a lista feita, você pode organizar um jogo de adivinhação do título a partir da apresentação de algumas pistas, como descrição de um personagem ou de um trecho do filme);
d. leitura de regras de um jogo que não conheçam para que possam jogá-lo; entre outras muitas possibilidades.
e) Durante a realização das atividades, acompanhe o trabalho dos alunos apresentando boas perguntas para problematizar suas escritas, sempre que necessário.

Mais detalhes no site da REVISTA NOVA ESCOLA: ACESSE O LINK:
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/recuperar-ano-todo-recuperacao-reforco-746391.shtml?page=0

REVISTA NOVA ESCOLA - SOBRE AVALIAÇÃO
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-aprendizagem-427861.shtml

TABELA SUPER ÚTIL PARA ESCOLHER QUAL INSTRUMENTO UTILIZAR
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/tabela_avaliacao_024.html


Bibliografia e respectivos textos para ampliação de repertório
LUCKESI
http://educamaisacao.fb.org.br/formacoesrealizadas/24deAbrilde2008/Documents/texto%20luckesi.pdf
LINO DE MACEDO
http://www.cefetsp.br/edu/eso/competenciashabilidades.html
Lino de Macedo define competências e habilidades assim: "competência é uma habilidade de ordem geral, enquanto a habilidade é uma competência de ordem particular, específica”. (MACEDO, 1999)

NILSON MACHADO
https://www.youtube.com/watch?v=TgS6VNI328U     aqui ele aborda as competências básicas para ser desenvolvidas pelos estudantes: 1ª compreensão e expressão - 2ª argumentação e decisão - 3ª contextualização e extrapolação.

VASCO MORETTO
PALESTRA:
https://www.youtube.com/watch?v=qUPwD8CLseQ



ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR COM LEITURA COMPARTILHADA

ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR COM MAPA CONCEITUAL
  • Entre nesse link e veja vários momentos da História na Forma de Quadrinhos:

CLIQUE AQUI: http://ticopvc.blogspot.com.br/p/quadrinhos.html

ou entre neste link:
https://docs.google.com/open?id=0B8IHWHxIL8itUTlBcy1qTXRzVXM
EXEMPLO:





  • História em quadrinhos sobre a Idade Média / Feudalismo


**Clique na imagem que ela ficará maior, depois copie com o botão direito e cole no word. Assim você professor poderá fazer adequações e imprimir.

clique aqui: https://docs.google.com/file/d/0B8IHWHxIL8itMHNGNU9sWlR2VXM/edit?usp=sharing


  • + SUGESTÕES (RELACIONADAS AOS 1ºs DIAS DE AULA)


1) Neste primeiro momento trabalhe com a LINHA DO TEMPO e com CALENDÁRIO com todas as séries para introduzir os assuntos históricos. Abaixo temos um modelo de linha do tempo de História Geral,  do Brasil, e linha da pré-história e os links com as estas imagens, assim clicando com o botão direito, copie as imagens, jogue no Word e amplie ou reduza:

Aqui são os links com as linhas já no word, mas quando entrar, clique em arquivo e faça o download para ir direto à página do word:
História Cronológica  -  LINHA TRADICIONAL DA HISTÓRIA DIVIDIDA POR  SÉRIES: 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, e EM. 
LINK:  https://docs.google.com/file/d/0B8IHWHxIL8itcWpKOHpLVXhMSWs/edit

Linha do tempo comparada: https://docs.google.com/file/d/0B8IHWHxIL8itNUtaUkV3ZWU5cGc/edit Linha Brasil: https://docs.google.com/file/d/0B8IHWHxIL8itTEJCVlMtNGdMUVU/edit
Linha Geral: https://docs.google.com/file/d/0B8IHWHxIL8itZVRrMV9sQ29DQWM/edit
Linha da Pré-História: https://docs.google.com/file/d/0B8IHWHxIL8iteER4c0dfa1F4TzQ/edit

clique no link1:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6Wh77zQBnyovHGufrHvGnWKqippljRMe1YaHeZQcx2ebZx1SG0PkGXMsL4mM1-nI_YvxzeUPZ7znrRfwC143LYE1txBLgfcSwTDIJNDf87Hfeg5xrv24DkVziVKB6GfGvB4QdMXQdDZw/s1600/-Brasil-linhadotempo.jpg&imgrefurl=http://www.centrodeatividades.com/2011/09/ativ-historia-patria.html&h=538&w=760&sz=72&tbnid=OsO5N2GUHuP9gM:&tbnh=90&tbnw=127&zoom=1&usg=__mU4XMU7i3ydsPRO8b_iFr5mfkg8=&docid=dAqWOXG68bpjMM&hl=pt-BR&sa=X&ei=R6kCUZyhEYWe8gTSp4GIAg&ved=0CDAQ9QEwAA&dur=319















clique no link2:
http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&tbo=d&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=TcVPifvG898LVM:&imgrefurl=http://www.centrodeatividades.com/2011/09/ativ-historia-patria.html&docid=dAqWOXG68bpjMM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfh_7qBzZkYuMCENyea-Noxx6cYXfNLxK8M6yGHsAGiEbGFEnayNIdK3A6mIbrqC76nAU0BvJ6qqbUzDQNexkmHY6JMLP5Ldhk3zY7txCSl0Ny_6MZiukdhOHI73U2UygS42qN1D-9dR0/s1600/LINHA-DO-TEMPO-HIST%252525C3%25252593RIAGERAL.jpg&w=760&h=538&ei=naoCUennB4n49QSb64GwCw&zoom=1&iact=hc&vpx=756&vpy=129&dur=325&hovh=189&hovw=267&tx=167&ty=67&sig=116762636383166998701&page=1&tbnh=139&tbnw=216&start=0&ndsp=24&ved=1t:429,r:3,s:0,i:91




Recorte da linha da pré-história:

clique no link3:
http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&tbo=d&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=f15zEEfCV-cdaM:&imgrefurl=http://ateliedehistoria.blogspot.com/2010/03/cnec-aula-1032010-5-serie.html&docid=TwocXtak3CRY1M&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4U2BxvKcfk-NY-JY7HDvrN7xHRhlbp3KQzDluKwQD0PQ9a4yTvKLTVoibHMX6lj98wg2MAYYmNGRKtfqTrn6UfCxNO32hDF6kKOBHi_lzN0dzjCvfLdP6pfKq86mj83ctljfxx039an4/s400/Linha%252Bdo%252Btempo.JPG&w=400&h=165&ei=KrACUY6XLozg8ATe3YHoDA&zoom=1&iact=rc&dur=286&sig=116762636383166998701&page=4&tbnh=110&tbnw=258&start=75&ndsp=29&ved=1t:429,r:87,s:0,i:349&tx=224&ty=24



  • PARA CONTINUAR O TRABALHO COM A PRÉ-HISTÓRIA VEJA ESSE PPT ABAIXO:

Novas abordagens sobre a Pré-História geral e do Brasil 
CLIQUE AQUI: https://docs.google.com/file/d/0B8IHWHxIL8itekowdzdTeFl0Vmc/edit



  • SUGESTÕES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
  • Clique neste link abaixo e obtenha orientações/sugestões para realizar seu PLANEJAMENTO - 2013

DICA: História está da página 83 a 86.
http://www.educacao.sp.gov.br/docs/CGEB_OrientacoesParaOPlanejEscolar_2013_24012013.pdf







  • Clique aqui e obtenha orientações/sugestões para trabalhar os PRIMEIROS DIAS DE AULA- 2013

DICA: História está da página 47 a 49.
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/309.pdf





  • Livro História Temática da editora Scipione


  • clique na imagem que ela ficará maior, depois copie com o botão direito e cole no word. Assim você professor poderá fazer adequações e imprimir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário