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CADERNOS DE HISTÓRIA E PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO



CADERNOS DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA - PROFESSOR E ALUNO
Acesse o link: 
https://drive.google.com/folderview?id=0B8IHWHxIL8itdDNYWTJqYlhwOEk&usp=sharing


OS PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO

1-  Uma escola que também aprende;
2-  O currículo como espaço de cultura;
3-  As competências como referência;
4-  Prioridade para a competência da leitura e escrita ;
5-  Articulação das competências para aprender;
6-  Articulação com o mundo do trabalho.

É importante, antes de analisarmos o resumo do Currículo, buscarmos entender o que é uma competência. Dessa forma, podemos dizer que a competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação.

“Se aceitarmos que competência é uma capacidade de agir eficazmente num determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles, é preciso que alunos e professores se conscientizem das suas capacidades individuais que melhor podem servir o processo cíclico de Aprendizagem-Ensino-Aprendizagem”. (PERRENOUD, 1999, p. 7).

Nessa perspectiva, é fundamental diferenciar competência de habilidade. Compreendendo, de forma simplificada, que a competência orquestra um conjunto de esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação, enquanto a habilidade é menos ampla e pode servir a várias competências. (Perrenoud, 1999, p. 7) afirma que "para enfrentar uma situação da melhor maneira possível deve-se, de regra, pôr em ação e em sinergia vários recursos cognitivos complementares, entre os quais estão os conhecimentos”. 


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/32668/educacao-para-as-competencias-philippe-perrenoud#ixzz3QajAvPHS


SÍNTESE DOS 6 PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO


I   Uma escola que também aprende
 Interações entre os responsáveis pela aprendizagem
Problematização e significação dos conhecimentos
Comunidade Aprendente / trabalho cooperativo / práticas compartilhadas

II  O currículo como espaço de cultura
Currículo – expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista transposto para uma situação de aprendizagem e ensino
Todas as atividades da escola são curriculares
Professor – parceiro de fazeres culturais – promotor do desejo de aprender

III  As competências como referência

Compromisso: articular as disciplinas e as atividades escolares
Conteúdos, metodologias disciplinares - sistema ou rede
Quais competências e habilidades?

IV  Prioridade para a competência da leitura e da escrita
Palavra – constitutiva do humano
Ser humano – ser de linguagem
Linguagem – forma de compreensão e ação sobre o mundo – pensamento antecipatório
Ler e escrever: possibilidade de concretização das demais competências – conquista de autonomia

V – Articulação das competências para aprender
Aprendizagem: centro da atividade escolar
Competências: mais gerais e constantes
Conteúdos: mais específicos e variáveis
Necessário => melhor qualidade de aprendizagem / não quantidade de ensino
Indispensável: continuar aprendendo conteúdos mesmo fora da escola

VI – Articulação com o mundo do trabalho
Contextualização – LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais, PCNs Alguns tópicos desse conjunto: Compreensão do significado da ciência, das letras e das áreas  
Compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção – produção de bens e serviços

A prioridade para o contexto do trabalho 

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