CADERNOS DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA - PROFESSOR E ALUNO
Acesse o link:
https://drive.google.com/folderview?id=0B8IHWHxIL8itdDNYWTJqYlhwOEk&usp=sharing
OS PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO
1- Uma
escola que também aprende;
2- O
currículo como espaço de cultura;
3- As
competências como referência;
4- Prioridade
para a competência da leitura e escrita ;
5- Articulação
das competências para aprender;
6- Articulação
com o mundo do trabalho.
É importante, antes de analisarmos o resumo do Currículo, buscarmos entender o que é uma competência. Dessa forma, podemos dizer que a competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação.
“Se aceitarmos que competência é uma capacidade de agir eficazmente num determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles, é preciso que alunos e professores se conscientizem das suas capacidades individuais que melhor podem servir o processo cíclico de Aprendizagem-Ensino-Aprendizagem”. (PERRENOUD, 1999, p. 7).
Nessa perspectiva, é fundamental diferenciar competência de habilidade. Compreendendo, de forma simplificada, que a competência orquestra um conjunto de esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação, enquanto a habilidade é menos ampla e pode servir a várias competências. (Perrenoud, 1999, p. 7) afirma que "para enfrentar uma situação da melhor maneira possível deve-se, de regra, pôr em ação e em sinergia vários recursos cognitivos complementares, entre os quais estão os conhecimentos”.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/32668/educacao-para-as-competencias-philippe-perrenoud#ixzz3QajAvPHS
SÍNTESE DOS 6 PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO
I Uma
escola que também aprende
Interações
entre os responsáveis pela aprendizagem
Problematização e significação dos conhecimentos
Comunidade Aprendente / trabalho cooperativo /
práticas compartilhadas
II O currículo como espaço de cultura
Currículo – expressão de tudo o que existe na
cultura científica, artística e humanista transposto para uma situação de
aprendizagem e ensino
Todas as atividades da escola são curriculares
Professor – parceiro de fazeres culturais –
promotor do desejo de aprender
III As competências como referência
Compromisso: articular as disciplinas e as
atividades escolares
Conteúdos, metodologias disciplinares - sistema ou
rede
Quais competências e habilidades?
IV Prioridade para a competência da leitura e da
escrita
Palavra – constitutiva do humano
Ser humano – ser de linguagem
Linguagem – forma de compreensão e ação sobre o
mundo – pensamento antecipatório
Ler e escrever: possibilidade de concretização das
demais competências – conquista de autonomia
V – Articulação das
competências para aprender
Aprendizagem: centro da atividade escolar
Competências: mais gerais e constantes
Conteúdos: mais específicos e variáveis
Necessário => melhor qualidade de aprendizagem /
não quantidade de ensino
Indispensável: continuar aprendendo conteúdos mesmo
fora da escola
VI – Articulação
com o mundo do trabalho
Contextualização – LDB, Diretrizes Curriculares
Nacionais, PCNs Alguns tópicos desse conjunto: Compreensão do significado da
ciência, das letras e das áreas
Compreensão dos fundamentos científicos e
tecnológicos da produção – produção de bens e serviços
A prioridade para o contexto do trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário